Afinal, o que é SEO? (Entenda em apenas 3 passos)
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Afinal, o que é SEO? (Entenda em apenas 3 passos)

Quer entender o que seus clientes estão procurando no Google e que seu site apareça na lista de resultados? Então você precisa aprender o que significa SEO.

E hoje você irá entender em apenas 3 passos:

    1. O que é SEO?
    2. Conceitos básicos explicados de maneira simples
    3. Hora da verdade
    4. Bônus: uma surpresa pra você (grátis!)

Você já deve ter ouvido falar, mas será que realmente sabe o que significa SEO?

Bom, antes de explicar o que é SEO e como essas três letras podem transformar o seu negócio, é importante esclarecer:

SEO é uma sigla para “Search Engine Optimization“, ou “Otimização da Ferramenta de Busca”.

o que é SEO

Em outras palavras, é uma estratégia para fazer com que o Google, Bing e Yahoo encontrem o seu site e mostre ele na primeira página de resultados, de acordo com o que as pessoas estão buscando. 

Visibilidade é tudo.

Ter o seu site na primeira página do Google pode ser o que faltava para você alcançar o sucesso desejado. Aliado a boas práticas e regras de SEO implementadas, seu site pode atrair milhares de visitantes e clientes em potencial.

Outro fator muito importante é que você NÃO precisa gastar seu precioso dinheiro com publicidade se seguir nosso guia de boas práticas no Google.

Tudo o que você precisa é de um pouco de conhecimento e esforço para rapidamente ver uma melhoria no rankeamento e número de visitantes em seu website.

Para finalmente entender o que significa SEO, vamos explicar em termos simples e familiares alguns dos principais termos:

  • Localização

  • Conteúdo

  • Relevância

  • Backlink

  • Publicidade

o que é SEO

Localização

Imagine uma loja de artigos esportivos na sua rua ou no shopping perto da sua casa. Você sabe que ela existe porque a viu quando passou pela frente da loja. Isso se chama Localização – você sabe onde fica, como encontrá-la e como chegar até lá.

Conteúdo

Essa loja contém artigos esportivos, como chuteiras e bolas de futebol, e outros produtos que você costuma encontrar em uma loja como essa. Tudo o que a loja possui dentro dela é chamado de Conteúdo.

Relevância

Do lado de fora da loja você vê o nome dela e através da vitrine alguns tênis de corrida, roupas e outros equipamentos esportivos, todos bem organizados pra que você consiga ver o preço de cada produto. Você esperava encontrar produtos esportivos, certo?

Isso é chamado Relevância – ou seja, uma loja de artigos esportivos obviamente deve vender artigos esportivos, como era de se esperar. Seus produtos são relacionados a esportes, uma vez que a loja vende artigos esportivos.

Backlinking

Quando pessoas falam sobre essa loja ou um par de tênis de corrida que compraram lá, isso é chamado Backlink: alguém está falando da loja ou seus produtos.

Se alguma celebridade menciona essa loja de esportes em um programa de TV, isso é um Backlink de Alto Valor. Um número maior de pessoas provavelmente confia nessa pessoa famosa e irá visitar a loja. O alcance nesse caso também é maior, o que significa mais pessoas ouvindo sobre essa loja e seus produtos.

Publicidade

Quando a loja compra um espaço publicitário no jornal, entrega panfletos ou exibe um comercial na TV, isso é Publicidade.

Estamos entendidos? Ótimo! SEO pode parecer mais complicado do que realmente é, mas você parece estar pegando o jeito.

Vamos rapidamente recapitular o que é SEO antes de seguir em frente:

Localização – Onde e como as pessoas encontram.

Conteúdo – Os produtos que a loja tem em estoque e como eles são exibidos.

Relevância – O quão relevante os produtos são para a loja. O que você espera encontrar em uma loja de artigos esportivos: um violão ou uma bola de futebol?

Backlinks – Quando alguém menciona a loja. Quanto mais, melhor.

Publicidade – A loja paga para anunciar seus produtos para um grupo de pessoas, como frequentadores de academias ou atletas.

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Parabéns! Se você entendeu tudo até agora, continue que falta pouco!

E se você ainda tem dúvidas sobre o que é SEO, você pode entrar em contato via e-mail ou chat, estamos prontos pra te ajudar.

OK, você provavelmente já entende um pouco mais o que é SEO e como isso pode ajudar o seu negócio. Então agora é hora de traduzir esses exemplos para termos oficiais da Internet e Google SEO:

Localização – Como as pessoas pesquisam no Google e como elas podem te encontrar. Por isso é tão importante saber como aparecer no Google! Esse ranking é a posição que você aparece na página de resultados, que mostra os 10 melhores sites por vez. Ter o seu website na primeira página de resultados deve ser a sua meta!

Você também pode usar o Google Adwords e pagar para aparecer na parte direita e na superior quando as pessoas pesquisam por alguma palavra-chave. Nós explicamos melhor sobre Google Adwords aqui. Mas a maravilha do SEO é que você pode aparecer lá sem gastar um centavo!

Conteúdo – Tudo o que existe no seu site: seus produtos, textos, imagens, vídeos e até mesmo links para as suas páginas e as de outros sites. O Google usa essa informação para determinar se você possui relevância e autoridade para aparecer na primeira página de resultados de pessoas que estão buscando por uma determinada frase ou palavra-chave.

Relevância – O conteúdo do seu site deve estar diretamente relacionado com a principal função dele. O Google espera que a loja publique sobre items como tênis de corrida e bolas de futebol, e até mesmo sports drinks. Mas ele não vai gostar nem um pouco de ver comida pra cachorro no seu site. Manter um site com conteúdo relevante é algo importantíssimo.

Seu conteúdo é relevante e ainda assim seu site não aparece no Google? Talvez você precise de uma ajuda da comunidade

Backlinks – Quando outros sites mencionam você e colocam um link para que as pessoas saibam onde te encontrar. Quanto mais popular for esse site, melhor. Por exemplo, se a Globo News escreve um artigo em seu próprio site com um link para o seu, isso é considerado um backlink de alto valor, que é muito mais valioso pra você do que quando um amigo compartilha seu site no Facebook, o que é bom, mas o alcance e a audiência atingida com esse post e o da Globo News é incomparável.

Nós explicamos backlinks com exemplos e detalhes em nosso curso grátis de SEO na SEO Academy.

Publicidade – Com o Google Adwords você pode pagar para exibir seu site no canto direito e no topo da primeira página de resultados. Um dos pontos altos do Adwords é que você pode escolher pra quem seus anúncios irão aparecer, baseado nas palavras-chaves que as pessoas usam.

Por exemplo: você contrata uma Google Adword que irá aparecer somente para mulheres entre 18 e 20 anos de idade pesquisando por “tênis de corrida rosa”. Isso também é chamado de marketing direcionado, que é quando você escolhe mostrar seu anúncio apenas para um grupo de pessoas. Você pode aprender mais sobre Google Adwords e Marketing Direcionado aqui.

Você não precisa gastar um centavo com publicidade no Google para aparecer na primeira página de resultados. 

 

  or  (edit to show results page)

PARABÉNS!

Você completou a primeira parte do nosso tutorial SEO e aprendeu o que é SEO e seus 5 elementos mais básicos e importantes:

Localização, Conteúdo, Relevância, Backlinking e Publicidade.

Quer aprender ainda mais? Então faça parte de um grupo de milhares de pessoas que também querem se tornar ninjas experts em SEO!

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